Como criar um cocktail original em 10 passos

Um dos muitos segredos por de trás do sucesso de um excelente barman pode muito bem ser o facto de ter um cocktail original – uma criação exclusivamente sua. Com a melhor matéria-prima à sua disposição, muna-se de alguma criatividade, paciência para experimentar e, com estes 10 passos, crie um cocktail com a sua assinatura.
- Comece por idealizar, na sua cabeça ou numa folha de papel, o tipo de cocktail que gostaria de criar. Pense nos ingredientes, bebidas alcoólicas e não alcoólicas que mais aprecia e na melhor forma de as juntar.
- Junte tudo o que precisa e inicie o processo de experimentação, para poder afinar quantidades e misturas. É quase como cozinhar uma nova receita – com a prática vem a habilidade.
- Pense para além da bancada do bar: os cocktails mais surpreendentes são aqueles que contêm ingredientes inesperados. Sabia que o “Greenshake” utiliza leite? Uma boa “Margarita” não satisfaz sem a sua pitada de sal? A receita do “Bellinis” inclui açúcar? E que o “Caesars” requer algumas especiarias? Não tenha receio de experimentar – nunca se sabe o que conseguirá inventar!
- No entanto, também não tenha receio de utilizar técnicas tradicionais que, combinadas com ingredientes invulgares podem produzir um cocktail inovador; ou então, pode sempre recorrer a velhos clássicos como rum, vodka ou whisky e inovar na forma como o cocktail é preparado.
- Não se esqueça que um cocktail curto é composto por cerca de 113 ml, ou seja, 85 ml de ingredientes alcoólicos e não alcoólicos e cerca de 28 ml de água diluída, normalmente na forma de gelo.
- Um dos “ingredientes” mais importantes num cocktail é o equilíbrio: procure utilizar partes iguais de elementos doces e amargos, alcoólicos e não alcoólicos.
- Os cocktails que contenham sumos ou outros líquidos sem gás devem ser misturados num shaker apropriado; os cocktails que são compostos exclusivamente por álcool devem ser misturados manualmente com uma colher de bar apropriada.
- Utilize sempre sumos de fruta naturais, não recorra aos sumos instantâneos feitos com pó ou que requerem a adição de água.
- Adeqúe o gelo ao cocktail que está a criar, ou seja, cubos de gelo grandes e sólidos são o ideal para refrescar lentamente uma bebida sem a diluir em excesso. Por sua vez, os cocktails gelados requerem gelo picado, que possa ser facilmente incluído no shaker.
- Não se esqueça de pequenos e importantes detalhes como uma fatia de lima ou de limão que, esfregado na borda do copo e depois lançado para dentro do mesmo pode fazer a diferença entre um cocktail normal e um cocktail fora de série.
Gostou deste artigo?: