Rimming: como aplicar sal ou açúcar num copo de cocktail

Copo de cocktail

Os cocktails são parte indispensável das bebidas servidas em bares, restaurantes, discotecas, festas e eventos… e já se sabe que, quanto mais atraentes, melhor! Nesse sentido, existem algumas técnicas essenciais à sua preparação, caso do rimming, que se resume à aplicação de sal, açúcar ou outro ingrediente na borda de um copo, o que torna a bebida mais apelativa, quer em sabor, quer em aparência. 

O que é o rimming?

O rimming é uma técnica utilizada na preparação de cocktails que todos os barmans devem dominar e não é nada mais do que a colocação de sal ou açúcar na borda do copo onde é servido o cocktail. Esta técnica é famosamente utilizada na preparação das margaritas, no entanto, também pode ser usada noutros cocktails, conferindo-lhes assim um toque diferente e personalizado.

Rimming em 5 passos

1. Preparação

  • Escolha o tipo de sal/açúcar que vai utilizar. No caso do sal, optar pelo sal grosso será provavelmente a melhor opção, uma vez que o sal de mesa não conseguirá a aderência, nem a textura pretendida na técnica de rimming. No caso do açúcar, qualquer um servirá: branco, amarelo, mascavado ou em pó, todos se adequam, dependendo apenas do tipo de sabor que se pretende. Se quiser personalizar o cocktail, pode ainda experimentar usar outros ingredientes como canela, cacau em pó, gengibre, bolacha, rebuçados e/ou chocolate triturado, ou até mesmo especiarias mais picantes.
  • De seguida, escolha um prato com diâmetro suficiente para dispor o sal/açúcar e/ou outros ingredientes que possa ter escolhido para fazer o rimming. Espalhe sobre o prato uma quantidade generosa do ingrediente(s), certificando-se que o diâmetro do preparado escolhido é maior que o diâmetro da borda do copo – só assim conseguirá assegurar uma cobertura completa.
  • Por último, defina o que vai utilizar para humedecer a borda do copo. No caso de pretender um toque cítrico, utilize laranja, lima ou limão. Caso contrário, poderá utilizar uma das bebidas que vai integrar o próprio cocktail, de preferência um licor, uma vez que terá uma maior e melhor aderência à borda do copo. Em alternativa, pode usar um xarope doce, como xarope de ácer, chocolate ou morango.

2. Humedecer a borda do copo

No que toca à técnica de rimming, existem três formas de humedecer a borda do copo: se escolheu utilizar um citrino, pode usar pequenas fatias do mesmo para esfregar todo o diâmetro do copo; se escolheu utilizar uma bebida/xarope, pode embeber uma esponja limpa com o mesmo e aplicar na borda do copo; por fim, pode simplesmente verter o sumo/bebida/xarope para um prato, colocando a borda do copo sobre o mesmo para a humedecer devidamente.

3. Colocação do sal/açúcar/outro ingrediente

Uma vez humedecida a borda do copo de cocktail, segue-se o passo seguinte: a colocação do sal/açúcar/outro ingrediente. Para isso, basta simplesmente virar o copo sobre o preparado que colocou previamente no prato, pressionando-o firmemente como se estivesse a carimbar o mesmo. Verifique se a cobertura aderiu bem e se ocupa toda a área humedecida.

4. Girar o copo

No que toca ao rimming, alguns barmans defendem a técnica de girar o copo sobre o sal/açúcar/outro ingrediente escolhido para a preparação do cocktail. Esta técnica consiste simplesmente em girar o copo no momento em que o pressiona contra o preparado no prato. Desta forma, conseguirá agarrar uma maior quantidade de sal/açúcar/outro ingrediente à borda do copo – mesmo assim, convém sacudir o excesso. No entanto, existem barmans que optam por não girar o copo, precisamente porque o rimming acaba por não ficar tão uniforme. Dependendo do seu estilo, do tipo de bebida que está a preparar e do visual final desejado, não há nada como experimentar ambas as técnicas e decidir qual delas é a melhor para si.

5. Cocktail no copo e tchim-tchim!

Com o rimming concluído, resta encher o copo com uma deliciosa receita de cocktail e decorá-lo com fruta se desejar! Experimente e bom proveito!

Gostou deste artigo?: 

Artigos relacionados