Copos há muitos!

Copos caipirinha

Um bom barman nunca serviria vinho numa caneca de cerveja ou uma caipirinha num flute de champanhe, pois não? Conhecer os diferentes tipos de copos e quais as bebidas que combinam com cada um, é meio caminho andado para apresentar um drink de elevada qualidade. Os seus clientes agradecem!  

Caneca – dotada de uma pega, é utilizada para servir principalmente cerveja, mas por vezes também pode ser usada para servir o tradicional vinho quente ou sangria.

Capacidade: cerca de 470 ml

Snifter ou copo para brandy – com uma haste curta e um formato arredondado, tipo balão, permite a concentração dos aromas no topo e o envolvimento das mãos em torno do copo permite o aquecimento contínuo da bebida. Para além do brandy, é comum utilizá-lo para servir whisky, conhaque ou aguardente.

Capacidade: cerca de 517 ml

Flute – alto e esguio, este é o copo de champanhe por excelência, sendo que a sua forma elegante retém e exibe as bolhas que caracterizam esta bebida de luxo. Capacidade: cerca de 177 ml

Copo de cocktail – em forma de triângulo e com uma haste comprida (para assegurar a frescura da bebida) é utilizado para servir os cocktails sem gelo.

Capacidade: cerca de 118-354 ml

Collins ou copo tall – mais altos e esguios do que os copos highball, são adequados para servir refrigerantes, bebidas com licor e sumos exóticos.

Capacidade: cerca de 414 ml

Copo cordial – pequeno e com haste, é habitualmente utilizado para servir pequenas quantidades de licores ou digestivos depois das refeições.

Capacidade: cerca de 60 ml

Copo highball – alto e estreito, deve ser o escolhido para servir bebidas com gelo, bem como aquelas que combinam duas bebidas diferentes (ex: gin tónico ou vodka limão).

Capacidade: cerca de 236-354 ml

Hurricane – este copo vai buscar o nome ao seu formato “furacão” ou “tipo-lâmpada” e é geralmente utilizada para servir bebidas exóticas e tropicais.

Capacidade: cerca de 443 ml

Copo para margaritas – exclusivamente desenhado para servir margaritas, distingue-se pelo seu formato largo e arredondado. Tem uma haste comprida e também pode ser utilizado para servir daquiris e outras bebidas com fruta.

Capacidade: cerca de 354 ml

Copo old-fashioned ou rocks – baixo, arredondado e pesado, é o ideal para servir whisky ou outras bebidas espirituosas “on the rocks”, ou seja, com um pouco de gelo.

Capacidade: cerca de 236-295 ml

Copo parfait ou tulipa – curvado e com um formato largamente arredondado, deve ser o eleito para servir bebidas que contenham fruta e/ou gelado. Por vezes, também é utilizado para servir finos.

Capacidade: cerca de 354 ml

Copo pousse-café – com uma haste comprida, este copo é muito estreito, alargando apenas no topo, sendo por isso o ideal para bebidas tipo sobremesa, que requerem várias camadas de ingredientes distintos (ficando assim perfeitamente visíveis).

Capacidade: cerca de 170 ml

Copo pilsner – com uma haste muito baixa, este copo, que é afunilado em baixo e mais aberto no topo, é óptimo para servir cerveja ou fino.

Capacidade: cerca de 330 ml

Copo para vinho tinto – possuindo uma haste fina e um formato arredondado, permite o envolvimento da mão em torno do mesmo. A sua abertura também é alargada para auxiliar a “respiração” do vinho.

Capacidade: cerca de 300 ml

Copo para vinho branco – possui uma haste fina e longa (mantendo o calor das mãos longe do copo propriamente dito), o seu formato mais oval e estreito permite manter a frescura do vinho durante mais tempo.

Capacidade: cerca de 200 ml

Copo para sherry – pequeno e compacto (para concentrar os aromas e paladares das bebidas doces e encorpadas) é o indicado para servir sherry, vinho do porto ou aperitivos diversos.

Capacidade: cerca de 56 ml

Copo para shot – será, certamente, o copo mais pequeno que alguma vez encontrará num bar e normalmente serve apenas licores e bebidas puras e sem gelo, mas também existem tamanhos ligeiramente maiores que permitem a criação de shots com mais do que um ingrediente.

Capacidade: cerca de 42 ml

Copo para bebidas quentes – dispondo de uma pequena haste e pega, estes copos são fundamentais para cocktails quentes, caso do irish coffee.

Capacidade: cerca de 200 ml

Gostou deste artigo?: