Como abrir uma garrafa de champanhe como um profissional

Rolha de uma garrafa de champanhe

Um bom barman não só tem de saber misturar e servir os melhores cocktails, como tem de saber abrir uma garrafa de champanhe como um profissional. Afinal de contas, é uma das bebidas alcoólicas mais desejadas e convidada de honra em todas as festas.

  1. Depois de convenientemente gelada, retire a garrafa de champanhe do frigorífico ou congelador e pouse-a sobre a bancada ou mesa. Pode ainda colocá-la diretamente no balde de gelo – o importante é que esteja imóvel e estável.
  2. Pegue na pequena ponta de arame solta e torça em torno da rolha da garrafa de champanhe, removendo assim apenas o topo do invólucro da rolha e não o invólucro completo.
  3. Procure uma pequena patilha de arame na rolha da garrafa de champanhe, empurre-a para baixo e desenrosque-a cuidadosamente, de forma a libertar toda a proteção de arame que cobre a rolha. Retire.
  4. Resta remover a rolha, que deve ser feito sem agitar muito a garrafa de champanhe, nem lançar a rolha para o teto ou em direção aos convidados! Coloque uma mão no pescoço da garrafa de champanhe e outra sobre a rolha. Para abrir a garrafa de champanhe como um profissional, deve rodar ambas as mãos em direções opostas. Enquanto roda a rolha, deve ainda pressioná-la para baixo. Quando ouvir o característico “pop”, a garrafa de champanhe está aberta, sem fazer espuma e, mais importante, sem desperdiçar champanhe.
  5. Ao servir o champanhe, tenha o cuidado de não encher demasiado o copo, uma vez que o champanhe tem tendência a criar muita espuma. Sirva um pouco de champanhe no fundo do copo e, enquanto as bolhas assentam, vá servindo os restantes copos – no final, volte ao copo inicial e complete com mais champanhe e assim sucessivamente.
  6. Volte a colocar a garrafa de champanhe no balde de gelo e faça um brinde!
Gostou deste artigo?: 

Artigos relacionados